Notícias da Rede

Capitais continuam no radar de expansão do franchising brasileiro

voltar

O Brasil tem 5.570 municípios, e o franchising está presente em 2.321 deles, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba estão no topo do ranking das cidades com o maior número de unidades. Porém, o mercado percebe uma demanda reprimida em locais como Vitória (ES) e Salvador (BA), que dispõem de alto potencial econômico para a expansão de redes de franquias.

Com mais de 360 mil habitantes, Vitória tem dois dos maiores complexos portuários do Brasil, o que faz com que a economia local seja ativamente estimulada por esse setor, que gera movimento no comércio, na indústria e no setor de serviços, além do turismo de negócios. Já Salvador está entre os principais destinos de turismo no Brasil, sendo este o principal segmento responsável pela geração de emprego e renda da cidade. Em 2016, a capital baiana tinha apenas 1,9% das redes de franquias do País, o que revela que ainda há muito a ser explorado.

De olho no potencial existente nessas localidades, o Grupo Ornatus busca investidores interessados em abrir uma franquia e que tenham o perfil para ser franqueado da marca Morana. “Buscamos investidores comprometidos, dinâmicos, com competências gerenciais e bom relacionamento interpessoal. No Grupo, daremos todo o apoio necessário, desde a escolha do melhor local para abrir a loja, até a gestão inicial e o suporte na inauguração. Além disso, nossa equipe realiza visitas periódicas para acompanhar o desempenho da loja, auxiliar para que os resultados previstos sejam alcançados e, assim, garantir o retorno do investimento realizado”, explica Marcio Ucha, coordenador de Expansão da rede.

A Morana, que acaba de completar 15 anos, atende um público formado por mulheres exigentes, que estão antenadas com a moda, mas não abrem mão da beleza clássica e do acabamento impecável. O investimento inicial necessário para uma operação da marca vai de R$ 235 mil a R$ 325 mil, dependendo do modelo de negócio escolhido.