Network News

Apesar de queda em dezembro, vendas do varejo crescem em 2019

Back
As vendas do varejo cresceram 1,8% em 2019, apesar da queda em dezembro, segundo a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
Este é o terceiro ano consecutivo de crescimento para o comércio. Em 2017, as vendas registraram alta de 2,1% e, em 2018, de 2,3%. O resultado de dezembro, de -0,1%, interrompeu sete meses de alta no setor.
 
Para a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi um dos fatores que impulsionou resultado do ano. 
 
“A presença de recurso livre adicional devido a liberação dos saques nas contas do FGTS a partir do mês de setembro e a melhoria na concessão de crédito à pessoa física são alguns fatores que podem ter influenciado esse resultado no segundo semestre. O comércio ainda não se recuperou totalmente da crise de 2015 e 2016, mas está em seu momento mais elevado desde outubro de 2014”, afirma. 
 
Os setores que venderam mais durante o ano foram outros artigos de uso pessoal e domésticos, que inclui comércios como lojas de departamentos, óticas, brinquedos, joalherias; móveis e eletrodomésticos e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria. 
 
O único setor que registrou resultado negativo em 2019 foi o de livros, jornais, revistas e papelaria.
 
FONTE: Portal R7