Network News

Conheça as 20 cidades que mais cresceram em marcas e unidades de franquia em São Paulo

Back

São Paulo é o Estado que mais concentra redes de franquias no Brasil. O faturamento de R$ 29,490 bilhões no primeiro semestre deste ano foi 11% a mais do que no mesmo período do ano passado. Mas há outro dado tão relevante quanto esse: as cidades paulistas que tiveram maior variação de crescimento em número de redes e unidades.

A variação no volume de marcas atuantes na capital paulista foi de 25% no período avaliado, registrando 711 redes atuantes. Campinas aparece na segunda posição, tendo uma variação de 20% e 436 marcas. São José dos Campos figura em terceiro, com variação de 19%, registrando 292 redes. A quarta colocação é de Jundiaí, que alcançou uma variação de 17%, tendo 271 marcas. Em quinto lugar está São Bernardo do Campo, cuja variação foi de 16% e somou 280 redes de franquia.

“Os dados desse levantamento da ABF confirmam o crescente movimento de interiorização das franquias pelo Brasil e, especificamente, no Estado de São Paulo. Essa expansão das redes para fora dos grandes centros urbanos abre novas oportunidades de geração de emprego e renda nas cidades menores e leva marcas com seus produtos e serviços conhecidos para que a população local tenha acesso mais facilmente”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

A ABF atribui o movimento de mais redes atuando na capital do Estado a dois fatores: São Paulo é uma praça fundamental para o fortalecimento da marca e estabelecimento de conexões; e à redução dos custos, especialmente de aluguel.

Entre os municípios com maior variação de crescimento em unidades de franquia entre 2016 e o 1º semestre deste ano, Jundiaí aparece em primeiro lugar com 15% de variação e 451 unidades de franquia em operação. São José dos Campos apresentou 13% de variação e Piracicaba 12%. A posição seguinte é ocupada por Indaiatuba e São Carlos (11%).