Network News

NRF 2018: conheça as principais tendências para o varejo

Back

O Retail’s Big Show, mais conhecido como NRF, é o maior e principal evento de varejo do mundo. São três dias de imersão em apresentação de cases, tendências e boas práticas. Este ano, a feira, que ocorre sempre no mês de janeiro em Nova York, confirmou o que muitas redes já vinham apostando: cliente no centro das atenções, eficácia no atendimento e adesão de novas tecnologias.

Veja abaixo os destaques e insights apontados por Jae Ho Lee, CEO do Grupo Ornatus, e Danilo Assumpção, Gerente de Expansão da franqueadora, que estiveram presentes no evento deste ano.

Ásia, o centro do mundo

“O que mais me chamou a atenção foi o crescimento da China como um mercado e centro inovador”, aponta Lee. Tais transformações estão alterando o rumo dos olhares de todo o mundo, que neste momento se volta para a Ásia, diante de um potente mercado consumidor.

Experiências por meio de tecnologias

As tecnologias continuam influenciando as tendências de consumo. E agora elas vão adentrar ainda mais no varejo a fim de gerar mais e mais experiência e facilitar a vida do consumidor. O omnichannel continua em evidência e será uma tecnologia muito explorada em todo o mundo.

A tendência continua sendo a integração de canais, como o varejo físico e o digital. “No entanto, o varejo ainda discute qual é o melhor caminho para essa integração. O acesso rápido e fácil a diversas plataformas e canais digitais está fazendo com que o varejo faça alguns estudos e reflexões sobre como integrar público e mercado nesse novo ecossistema de transformação digital”, comenta Assumpção.

Customer Service

A excelência no atendimento ao cliente continua sendo a grande preocupação das grandes marcas. Ao mesmo tempo em que a tecnologia é importante para criar uma experiência de compra única para o cliente, a preocupação com o consumidor enquanto pessoa também se faz presente. “Não basta oferecer uma experiência no ambiente físico e não se preocupar com o atendimento mais próximo e amigável no ponto de venda”, pondera Lee.

Tendências do varejo mundial

Não há como voltar no tempo. A transformação digital já se faz presente na vida das pessoas. As marcas quem não se adequarem dificilmente irão sobreviver. Ter presença digital, estar presente em diferentes canais de vendas e meios de pagamentos será fundamental. Há uma grande tendência para que todos esses canais de comunicação.

Customização

O consumidor continua querendo se sentir único e especial e isso não vai mudar. As marcas que quiserem de destacar e conquistar clientes fieis deverão ter produtos mais direcionados para cada cliente. Para isso, as marcas poderão utilizar a tecnologia para saber quem é o seu consumidor de fato.

Tendências para o Brasil

A integração do físico com o digital é uma das tendências com potencial para estar mais presente no Brasil. Compra no online e retirar na loja física já é uma realidade em algumas lojas e deverá ser algo cada vez mais comum por aqui.

Além disso, o relacionamento com o cliente deve ser o mais próximo possível. Ele quer ser visto como único e quer ter a sensação de que o produto foi feito exclusivamente para ele.